Fundador da Prima Estúdio, o jornalista Rubens S. Meyer participou do workshop sobre “social vídeo” no Web Expo Forum 2012, dia 13 de março, em São Paulo. Na palestra, ele apresentou dados que demonstram a força do vídeo na Internet: o YouTube por exemplo exibe 4 bilhões de arquivos multimídia por dia e recebe 60 horas de conteúdo por minuto! Estima-se que em 2013, o vídeo será responsável por mais de 90% do tráfego na web (veja no blog outros números atualizados).
Com o crescimento de plataformas como celulares, smartphones, tablets e TVs conectadas, essa onda tende a crescer ainda mais. Na era das redes sociais e com as facilidades da produção digital, o “social vídeo” traz novas oportunidades – e também riscos – para empresas e organizações.
Um dos casos apresentados foi o viral considerado mais rápido da história: o documentário Kony 2012, que em menos de uma semana foi exibido mais de 100 milhões de vezes!
Rubens também mostrou recursos já disponíveis para quem quiser publicar vídeos na Internet, desde um canal no YouTube até plataformas completas de gerenciamento. E reforçou que o mais importante não são as ferramentas, mas a estratégia de comunicação e o conteúdo.
Veja abaixo a íntegra da apresentação: